PÁGINA PRINCIPAL
     
 

 

INSTITUCIONAL
    A Casa do Povo
    A Presidência
    A Mesa Diretora
    Os Parlamentares/Gabinetes
    O Quadro de Pessoal
    As Comissões Permanentes
     
    AÇÃO PARLAMENTAR
    Projetos de Lei
    Projetos de Resolução
    Leis Aprovadas
    Resoluções Aprovadas
    Emendas Lei Orgânica
    Tomadas de Contas
    Gabinetes Virtuais
 
    PUBLICAÇÕES
    Demonstrativos Financeiros
    Recursos da União
    Prestação Contas 2018.1
    Prestação Contas 2018.2
    Editais
    Portarias
    Calendário de Reuniões
     
    OUVIDORIA LEGISLATIVA
    FALE CONOSCO
    FALE COM SEU VEREADOR
 
 



 
 

 

Santa Cruz do Capibaribe

Santa Cruz do Capibaribe é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Sendo a terceira maior cidade da Agreste Pernambucano. Santa Cruz, além de uma cidade pólo é a maior produtora de confecções de Pernambuco segundo o SENAI e a 2º maior produtora de confecções do Brasil, possui o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria, o Moda Center Santa Cruz. É também conhecida como a Capital da Sulanca ou Capital das Confecções.

Santa Cruz do Capibaribe é o principal ponto de escoação e vendas de confecções de Pernambuco, que com Toritama e Caruaru formam o destacado Triângulo das confecções.

História
Sua história remonta a 1750, quando o português Antônio Burgos, que por recomendações médicas procurava um local que favorecesse sua saúde, construiu uma cabana de taipa para se alojar com sua família e escravos na confluência do rio Capibaribe com o riacho Tapera.

O seu nome se origina da grande cruz de madeira que colocou em frente a uma capela que mandou construir próxima a sua casa, a partir da qual teve início o povoamento. O crucifixo é conservado até hoje na igreja matriz.

O distrito de Santa Cruz foi criado pela lei municipal nº 2, de 18 de abril de 1892, subordinado ao município de Taquaritinga. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de Santa Cruz passou a denominar-se Capibaribe e o município de Taquaritinga a denominar-se Taquaritinga do Norte. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz do Capibaribe, através da lei estadual nº 1818, de 29 de dezembro de 1953, data anualmente comemorada.

Em 1953, Santa Cruz do Capibaribe de vila se tornou cidade. Como tantas que sobrevivem do feijão, milho e outras culturas de sobrevivência e já existindo as tradicionais colchas de retalhos, saiu da rotina, alguém de forma inteligente, ao separar os retalhos de tecidos, usou os de maior tamanho para confeccionar shorts, que desta forma, lhe daria mais lucro. A nova ideia se multiplicou em todas as costureiras da região e, por se tratar, na época, de algo reciclável, o preço daquele produto era irresistível, ganhando qualquer concorrência. Como o produto era de fácil venda, os homens se transformaram em mascates e percorreram inúmeras feiras do nosso nordeste, vendendo os produtos, enquanto as mulheres em casa, usando de criatividade, inovavam produzindo outros artigos de vestuário, como: saias, blusas, camisas, conjuntos infantis, anáguas e outras.

Nos anos 90, novos mercados eram conquistados, e se tornou O Maior Pólo de Confecções do Nordeste e hoje Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade exemplo de empreendedorismo, trabalho e conquista.

Geografia
A área municipal ocupa 385,55 km² e representa 0,39% do Estado de Pernambuco. Está inserido na Folha SUDENE de Santa Cruz do Capibaribe na escala 1:100.000. A sede do município tem uma altitude aproximada de 438 metros e coordenadas geográficas de 7 graus 57 minutos e 27 segundos de latitude sul e 36 graus 12 minutos e 17 segundos de longitude oeste, distando 194,3 quilômetros da capital, cujo acesso é feito pela BR-232/104 e PE-160.

Limites
Noroeste: Caraúbas (Paraíba)
Norte: Barra de São Miguel (Paraíba)
Nordeste: Barra de São Miguel (Paraíba)
Oeste: Jataúba
Leste: Taquaritinga do Norte
Sudoeste: Jataúba Sul: Brejo da Madre de Deus
Sudeste: Taquaritinga do Norte

Hidrografia
O município está inserido na bacia do rio Capibaribe.

Clima
O clima da cidade é o semiárido, do tipo BSh. No verão é quente e seco, com máximas entre 25°C e 34°C, com mínimas entre 16°C e 20°C. No inverno é chuvoso e ameno, com máximas entre 21°C e 26°C, com mínimas entre 11°C e 15°C.

Tipo de clima: Semiárido
Precipitação pluviométrica: 801,9 mm
Temperatura média anual: 22,9°C
Meses chuvosos: abril a julho

Relevo
O município está localizado na Unidade Geoambiental do Planalto da Borborema.

Vegetação e solo
A vegetação é composta pela caatinga hiperxerófila, e com trechos de mata atlântica.

Economia
O PIB de Santa Cruz do Capibaribe atingiu os valores nos seguintes anos;

2011/ 686.854.251 cresceu 9,85%

2012/766.875.145 cresceu 10,43%

2013/ 881.906.417 cresceu 13,04%

A atividade econômica predominante é indústria e comércio com maior potencialidade de desenvolvimento para confecções de roupas.

Cidade que deu certo (fenômeno conhecido como Milagre da Sulanca) no Polígono das Secas. Modelo criado pelo próprio povo gera milhares de empresas e de empregos, ao contrário do capital globalizado que reduz o número de empresas e desemprega milhares. Os dias da feira são de segunda-feira a quarta-feira. Atualmente é após a ilha de Fernando de Noronha a cidade com menos pobres em relação a sua população total no estado de Pernambuco, seguida de Toritama, segundo o Pnud/Ipea/FJP, Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, pesquisa realizada em 2010.

Santa Cruz do Capibaribe é o principal ponto de escoação e vendas de confecções de Pernambuco, que com Toritama e Caruaru formam o destacado triângulo das confecções. Hoje a cidade é o segundo maior pólo de confecções do Brasil, superada apenas pela cidade de São Paulo. Atualmente o PIB de Santa Cruz do Capibaribe cresce ao "ritmo chinês" de 11,895%(2014). E possui cerca de 12 mil empresas. segundo o SEBRAE o estado de Pernambuco possuí 22 mil empresas do ramo de confecção, sendo que cerca de 85% ficam em Santa Cruz do Capibaribe.

Rede bancária
Banco do Brasil
Bradesco
Caixa Econômica Federal
Itaú
Santander
Banco do Nordeste

Turismo e lazer
Mirante do Cruzeiro - Possuindo em seu topo um cruzeiro em homenagem a Frei Damião, fornece uma visão panorâmica da sede do Município de Santa Cruz do Capibaribe.
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos - Construída em 1874, um prédio secular com vitrais e imagens belíssimas.
Sítio Arqueológico da Serra do Pará - Cavernas com mais de 100 pinturas rupestres - localizada na Serra do Pará a 22km da Sede.
Mirante da Serra do Pará - Possibilitando visão panorâmica de toda a região.
Parque Florestal Fernando Silvestre
Moda Center Santa Cruz - Inaugurado em 7 de outubro de 2006, o Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe-PE, é um centro atacadista de confecções, onde são comercializadas as confecções de vestuários produzidas no município e nas cidades que formam o Polo de Confecções de Pernambuco.

Futebol
A cidade possuí um time chamado Ypiranga, que disputa atualmente a 1º Divisão do Campeonato Pernambucano de Futebol.

Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube
Nome: Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube
Mascote: Máquina de Costura
Fundação: 3 de Agosto de 1938
Estádio: Otávio Limeira Alves (Limeirão)
Capacidade: 10 mil pessoas
Presidente: José Rivaldo Mestre
Treinador: Edson Miolo
Títulos do Ypiranga
Campeonato Pernambucano A2: 2004
Copa dos Clubes Profissionais do Interior: 1994
Copa Pernambuco: 1994
Vice-campeonato do primeiro turno do Pernambucano 2006

Comunicação
Emissoras de televisão
TV Tribuna/Band - Canal 5
TV Jornal/SBT - Canal 7
TV Pernambuco/TV Cultura e TV Brasil - Canal 10
TV Asa Branca/Globo - Canal 13
Rede Estação - Canal 14
TV Clube/Record - Canal 21
Nova Nordeste - Canal 28
TV Novo Tempo - Canal 43

Emissoras de rádio
Polo FM - 101,9 MHz
Comunidade FM - 87,9 MHz
Santa Cruz FM 98,5 MHz
Rede Brasil - 97,9 MHz
Rádio Vale AM - 1370 khz
Rádio IGM FM - 88,9 kHz

Referências
Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
Estimativa Populacional 2014 Estimativa Populacional 2014 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (agosto de 2014). Visitado em 29 de agosto de 2014.
Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Visitado em 09 de setembro de 2013.
Produto Interno Bruto dos Municípios 2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2014.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.